Comprar apartamento na planta é uma decisão bastante inteligente entre quem quer realizar o sonho da casa própria com economia. Isso porque essa opção apresenta vantagens tanto para quem busca um apartamento para morar ou para investir.
De acordo com estudos do mercado imobiliário, os apartamentos na planta costumam valorizar entre 15% e 40% apenas durante o período de construção. E tem mais!
Suas possibilidades de personalização e excelentes condições de pagamento são atrativos únicos para quem busca conquistar o seu espaço dos sonhos.
1. Preço mais acessível .
Uma das principais vantagens de comprar um imóvel na planta é que seu valor de mercado é sempre menor do que um entregue.
Com a atual situação econômica do país, as construtoras estão flexíveis e oferecem ótimas propostas para os potenciais compradores. Dessa forma, adquirir sua residência sem que ela esteja erguida é uma das opções mais acessíveis e demanda um investimento que cabe no seu bolso.
2. Condições de pagamento facilitadas.
Além de oferecer bons preços, há diversas formas de pagamento para adequar o investimento ao seu orçamento.
A maioria das construtoras pede um fluxo de pagamento de pelo menos 30% até a entrega das chaves. Este fluxo de pagamento pode ser adaptado ao seu orçamento.
3. Alta valorização do imóvel
Mais do que adquirir a casa própria por um preço menor e com uma boa forma de pagamento, o imóvel na planta tende a valorizar muito mais do que os adquiridos prontos. Para garantir grandes ganhos, basta escolher um bairro promissor, que esteja recebendo melhorias como acesso a transportes públicos, hospitais, centros comerciais, shoppings etc.
Um imóvel comprado na planta tende a ter seu valor aumentado em, pelo menos, 30% do total investido pelo comprador — já com desconto da correção financeira. Ou seja, caso o preço inicial da sua moradia tenha sido de R$ 100 mil, no momento da entrega das chaves ele deverá valer R$ 130 mil.
4. Ótima liquidez
Ao adquirir um imóvel por um preço mais baixo, com grandes chances de valorização, instalações modernas e novas, você desfruta também da vantagem da alta liquidez no mercado imobiliário. Isso significa que, caso precise ou queira vendê-lo, será muito fácil encontrar um comprador e fazer uma boa negociação. Também existe a possibilidade de alugá-lo para terceiros, garantindo o pagamento das parcelas e uma renda extra.
5. Instalações novas e modernas
Não há nada melhor do que comprar um imóvel novinho em folha, construído com materiais de última geração, com vida útil longa e adequado às normas atuais. Não haverá necessidade de investir na manutenção ou na renovação da fiação elétrica, encanamento, entre outras questões, por um longo tempo.
Além de contar com infraestrutura nova, esses tipos de imóveis também dispõem de plantas modernas para atender ao estilo de vida atual, com design bonito e acabamento contemporâneo. Isso torna o dia a dia dos moradores mais prático, confortável e aconchegante.
6. Possibilidade de personalização
Ao adquirir um imóvel que ainda está na planta, o proprietário tem a possibilidade de escolher o piso, o revestimento, as cores da pintura e ainda fazer pequenas alterações para deixá-lo com a sua cara. Diferente do que ocorre em uma residência já finalizada, não será preciso investir tempo e nem dinheiro em reformas para a personalização.
7. Mais opções
Na hora de escolher a casa ou apartamento na planta, o cliente conta com muitas opções, pois é um dos primeiros compradores. Assim, é possível escolher características privilegiadas como o andar ideal do apartamento, o lado do empreendimento que oferece a melhor vista, a posição de incidência do sol e diversos outros detalhes.
8. Grande prazo para realizar a mudança
Mudar de casa é um processo complicado que requer tempo, planejamento, organização e dinheiro. A vantagem de adquirir um imóvel na planta é que o prazo para realizar a mudança é grande, garantindo o tempo necessário para que você possa se organizar estrategicamente e financeiramente para isso.
Assim, você poderá guardar dinheiro para investir nas custas cartorárias, entre outros gastos gerados na compra de um novo imóvel. Você ainda vai conseguir adequar com calma suas rotas e caminhos para o trabalho e escola, descobrir o supermercado, farmácia e posto de gasolina mais próximos, entre outras praticidades que farão parte da sua nova rotina.
9. Documentação sem burocracia
Imóveis antigos geralmente apresentam uma documentação burocrática, pois podem conter propriedades em inventário, registros incompletos, impostos e taxas sem pagamento, por exemplo. Já os imóveis na planta não oferecem esses riscos. A documentação é descomplicada: como nunca foi habilitada por outra pessoa, oferece menor chance de erros na papelada, mais tranquilidade e segurança para o proprietário.
10. Criação de patrimônio
Mais do que realizar o sonho da casa própria de maneira acessível e descomplicada, ao comprar um imóvel na planta você cria um patrimônio que lhe garantirá segurança e retorno financeiro em médio e longo prazo. Os motivos? Você conseguirá eliminar o valor do aluguel despendido mensalmente, lucrar com uma possível venda futura devido à valorização do seu imóvel ou até mesmo alugando-o para terceiros.
11. Garantia do apartamento. Todos os apartamentos entregues pela construtora possuem garantias. Veja em nosso Blog garantias do imóvel entregue pela construtora.
Esperamos ter lhe ajudado. Nós, da AE Consultimóveis estamos à disposição para indicar o imóvel ideal.
Os apartamentos tipo Studio estão em alta para investidores, liderando a venda de 30% dos imóveis residenciais em São Paulo nos últimos 12 meses. Com o ritmo de vida atual, é...
Descubra o Brooklin: Uma experiência de vida única em São Paulo Bem-vindo ao nosso blog imobiliário! Hoje, vamos apresentar a você um dos bairros mais charmosos e desejados de...
Quando falamos que comprar um imóvel é um investimento, podemos nos referir a dois cenários: morar ou investir. Pode ser uma aplicação de recursos para aumentar o seu patrimônio...