CARREGANDO...

Imóveis Não Residenciais (NR): Vamos tirar suas dúvidas sobre estes imóveis para investir

Imóveis Não Residenciais (NR): Vamos tirar suas dúvidas sobre estes imóveis para investir

Você já ouviu falar de imóveis não residenciais, unidade com serviços, (NR)?
Fazem parte de uma tipologia especial associada principalmente como o aluguel de temporada, Short Stay, de plataformas como Airbnb, Booking, etc. que é mais rentável que aluguel tradicional.
Isto porque até pouco tempo algumas situações ainda estavam muito pouco regulamentadas.

Como é o caso da locação de temporada em empreendimento que seja somente residencial, onde se pode através do voto em convenção de condomínio, proibir este tipo de locação. Sendo um empecilho para quem decide comprar um apartamento residencial voltado exclusivamente para locação de temporada, ou Short Stay.

O que são os Imóveis Não Residenciais (NR)?
Os imóveis não residenciais (NR) têm como objetivo principal atender aos investidores quanto à locação por temporada.
Assim, eles se tornaram uma opção em empreendimentos com infraestruturas mistas, com imóveis residenciais e não residenciais. Há alguns pontos de mudança que foram incluídos neste tipo de construção, tais como:

Acesso
O primeiro ponto de mudança é a forma de acesso aos imóveis não residenciais. Normalmente são entradas separadas dos residenciais. Inclusive, alguns empreedimentos Nrs utilizam o mesmo terreno dos residenciais, porém, é feito 2 prédios, um para os residenciais e outro para os Nrs. Há algumas exceções, principalmente nos primeiros empreendimentos entregues, onde se compartilhava as mesma portaria.

Área comum
As áreas comuns do condomínio também são separadas, e as da parte não residencial costumam ser menores. Além disso, pode não haver espaços como a garagem, por exemplo. Isso torna o preço do imóvel menor, tanto para o valor do apartamento em si quanto para a taxa do condomínio. Assim, é uma vantagem extra para investidores, que estão sempre buscando formas de otimizarem seus rendimentos.

Metragens:
Normalmente são apartamentos de tamanhos menores, em torno de 25m2, para que seja atrativo a locação em Short Stay ( curta duração ).
A ideia hoje que está se definindo como premissa nos apartamentos NRs é a de que os investidores têm a possibilidade de alugar sem empecilhos em plataformas digitais de Short Stay.

Algumas administradoras de condomínio afirmam que de 10% a 20% dos apartamentos NRs estão sendo usados como moradias pelos adquirentes das unidades, e como locação tradicional.
Não há um consenso de uso no dia a dia sobre a utilização dos apartamentos Nr, já que muitos compradores moram nestes apartamentos.
A certeza é que no caso de Short Stay , não existem relatos de problemas com relação ao condomínio.

Vantagens dos apartamentos NRs:
-valor de m2 menor que os residenciais.
-liberdade e certeza de poder alugar em Airbnb, Booking, etc.
-localização estratégica.

Desvantagens dos apartamentos Nrs:
-financiamento com taxas de juros mais altos e prazos menores que o residencial.
-normalmente são andares baixos.
-impossibilidde de usar FGTS para compra.
-IPTU de valor mais alto que o apartamento de moradia, em relação ao m2 da região.

Esperamos ter ajudado nas dúvidas em relação às unidades Nrs.

Estamos à disposição para consultoria, lhe ajudar na busca do imóvel ideal. Trabalhamos diretamente com as melhores construtoras e incorporadoras.

Compartilhe:
WhatsApp Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.